30.6.06

Zélia Gattai homenageada














A escritora brasileira Zélia Gattai, companheira de Jorge Amado durante mais de cinquenta anos, celebra no próximo domingo o seu 90º aniversário e será homenageada na Baía. Zélia Gattai nasceu a 2 de Julho de 1916 em São Paulo, filha de imigrantes italianos, e ali viveu toda a sua infância e adolescência. Leitora entusiasta de Jorge Amado, conheceu-o em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela amnistia de presos políticos no Brasil, e os dois viriam a casar-se poucos meses depois. Com diversas obras traduzidas em francês, castelhano e italiano, Zélia Gattai ocupa, desde 2002, a cadeira que pertenceu a Jorge Amado na Academia Brasileira de Letras. (fonte: JN)

Marías integra Real Academia Espanhola











O escritor Javier Marías foi eleito quinta-feira para a Real Academia Espanhola, na primeira votação e por ampla maioria, o que demonstra o elevado grau de consenso suscitado pela sua candidatura. Marías, nascido em Madrid em 1951 e considerado um dos mais importantes nomes da ficção espanhola contemporânea, ocupará o lugar deixado vago por Fernando Lázaro Carreter. A sua candidatura tinha sido proposta por Arturo Pérez-Reverte, Gregorio Salvador e Cláudio Guillén.
(fonte: Diário Digital)

Imagens de eventos recentes














- João Grosso e Manuela de Freitas lêem passagens de Medeia (5 Junho)
- Vasco Santos, Maria Antónia Oliveira, Carlos Vaz Marques, Eduardo Prado Coelho, Fernanda Câncio e Pedro Mexia discutem as cumplicidades e rivalidades entre blogues e livros (29 Junho)

29.6.06

Como seria o blogue do O'Neill?












A quarta edição de Livros em Desassossego marcada para hoje, às 21h30, tem por título Blogues e livros: cúmplices ou rivais? Na discussão participam Pedro Mexia, blogger, poeta e cronista (que já publicou um livro – Fora do Mundo - em que reúne textos que nasceram em blogues que manteve); Eduardo Prado Coelho, professor universitário, cronista e crítico literário (que diz não ler blogues) e Fernanda Câncio, blogger e jornalista (que não se vê a publicar em livro aquilo que escreve no blogue). O editor de serviço será Vasco Santos, da Fenda. Maria Antónia Oliveira faz a pré-apresentação da biografia de Alexandre O’Neill e tenta encontrar resposta para a dúvida sobre se, caso fosse vivo, o poeta d’A Feira Cabisbaixa teria um blogue. A moderação estará a cargo de Carlos Vaz Marques.

Informa-se que Livros em Desassossego interromperá o seu programa de edições nos meses de Julho e Agosto. A próxima sessão terá lugar a 28 de Setembro.

28.6.06

Prémio Correntes D'Escritas será de 20 mil euros em 2007

O principal prémio literário do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica Correntes D´Escritas, da Póvoa de Varzim, vai ter em 2007 o seu valor duplicado, atingindo os 20 mil euros, anunciou hoje a organização da iniciativa. O galardão instituído em Fevereiro de 2003 destina-se a premiar anualmente uma obra editada nos últimos dois anos em Portugal, escrita por autores ibéricos. Em conferência de imprensa, o vereador da Cultura da Câmara da Póvoa de Varzim explicou que a designação deste prémio, atribuído nos anos pares a novela/romance e nos anos ímpares a poesia, foi este ano alterada «por ser patrocinado, em exclusivo, pelo Casino da Póvoa, que decidiu duplicar o seu valor». Assim, em 2007, será distinguido um livro de poesia publicado em Portugal entre Junho de 2004 e Junho de 2006. As obras a concurso deverão ser enviadas até 30 de Agosto. (fonte: Diário Digital)

27.6.06

Serviço externo














A conferência do paulista Alexandre Soares Silva pelo lisboeta Ivan Nunes: «... fui ver o Soares Silva [à Casa Fernando Pessoa] sem esperar muito de bom do personagem. Uma amiga brasileira - mais jovem e mais de esquerda - dizia-me, quando eu lhe mostrei o livro dos Wunderblogs, que adoraria conhecê-lo, e eu fui cético. Imaginei que fosse sair um tipo pomposo, ou arrogante, ou pateta, cheio de tiques, um personagem muito construído, sempre colado à pele. Saiu delicado, cortês, engraçado, amistoso num jeito meio tímido. (...) Falou de Nabokov, P. G. Wodehouse, Agatha Christie, Master & Commander, Uma Conspiração de Estúpidos, Evelyn Waugh, Conan Doyle, com graça e intimidade. Fez circular os livros.»

Morreu o poeta angolano António Cardoso











Ficou mais conhecido pela vida do que pela obra, e isso diz muito acerca das duas coisas: 30 anos depois da independência de Angola, há mais gente a recordar que foi o preso angolano mais longamente retido no Tarrafal (dez anos, que se seguiram a outros três numa cadeia de Luanda) do que a lembrar-se de ter lido os seus Poemas de Circunstância. António Cardoso tinha 73 anos quando morreu anteontem, em Lisboa, vítima de cancro na próstata.
(fonte: Público)

Aracataca não será Macondo









A ideia até obteve o voto de 93% dos que este domingo se deslocaram às urnas, mas quase 3600 "sins" não chegaram nem a metade dos boletins necessários para mudar o nome de Aracataca, a terra natal de Gabriel García Márquez, para Macondo, como a cidade imaginária da sua obra-prima Cem Anos de Solidão. A elevada abstenção travou a proposta do presidente da câmara para atrair mais turistas e dinamizar a economia da região. Pedro Sánchez Rueda queria que a pequena cidade costeira colombiana passasse a denominar-se Aracataca-Macondo, em homenagem ao escritor, ali nascido em 1928 e galardoado, em 1982, com o Prémio Nobel da Literatura. Há duas décadas que o escritor - com residência no México e Los Angeles - não visita a cidade onde viveu até aos nove anos, com os avós maternos. Embora na autobiografia Viver para Contá-la, relate como uma viagem com a mãe a Aracataca, nos anos 50, o inspirou a tornar-se romancista.
(fonte: DN)

Na imagem a casa onde Gabriel García Márquez nasceu.

Poesia em Albufeira

O 2º Festival Internacional de Poesia de São Rafael terá lugar a 1 de Julho em Albufeira. Coordenado pelo escritor e editor Manuel Alberto Valente, conta com a participação dos portugueses Ana Luísa Amaral, Francisco José Viegas, José Luís Peixoto, Manuel António Pina e Maria Teresa Horta, da poetisa chilena Carmen Yañez e do escritor (também chileno) Luis Sepúlveda. No final, espectáculo com o cantor Jorge Palma e o quarteto de Jorge Martins.
(fonte: Actual/ Expresso)

26.6.06

Alentejo Blue







Curioso facto o de o segundo livro de Monica Ali - autora que o New York Times considera ser "prodigiosamente talentosa" - ter por cenário o Alentejo e revelar personagens portugueses e estrangeiros. Monica Ali é autora de Brick Lane - editado em Portugal com o título Sete Mares e Treze Rios - que obteve enorme reconhecimento. Alentejo Blue, ainda segundo o NYT, consegue a proeza de ser igualmente bom e completamente diferente do anterior. À atenção dos nossos editores.

Relâmpago












O número 18 da revista de poesia Relâmpago, cujo tema é a personalidade e a obra poética de Luiza Neto Jorge, é hoje apresentado às 18h no Teatro do Bairro Alto/Cornucópia. Na mesma sessão será entregue o Prémio Luís Miguel Nava 2005 ao poeta Luís Quintais, pelo seu livro Duelo. Rosa Maria Martelo falará sobre Luiza Neto Jorge e Fátima Freitas Morna sobre o autor premiado, que lerá alguns dos seus poemas. Serão ainda lidos poemas de Luiza Neto Jorge pelos actores Luís Lima Barreto, Luís Miguel Cintra e Luísa Cruz. (fonte: Público)

23.6.06

Traduções inéditas de contos portugueses

A colectânea de contos Onde a Terra Acaba (101 Noites/ CEAUL) reúne quinze nomes da literatura portuguesa contemporânea. Lançada por ocasião do 9th International Conference on the Short Story in English, é apresentada em edição bilingue (Português/Inglês). Vários dos autores presentes têm já obra traduzida para inglês. No entanto, os textos deste volume foram expressamente traduzidos para esta publicação. Inclui Alexandre Andrade, Catarina Fonseca, Diana Almeida, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, Jacinto Lucas Pires, João Aguiar, João de Mancelos, Jorge Vaz de Carvalho, Luísa Costa Gomes, Onésimo Teotónio Almeida, Rui Zink, Rute Beirante, Teolinda Gersão e Urbano Tavares Rodrigues.

Handke rejeita prémio alternativo












O escritor austríaco Peter Handke recusou um prémio literário alternativo Heinrich Heine, depois de ter renunciado ao prémio original do mesmo nome, no valor de 50.000 euros, sugerindo a sua atribuição aos enclaves sérvios do Kosovo. A recusa foi hoje anunciada por intelectuais e artistas berlinenses que, num gesto de apoio a Handke, criaram um prémio alternativo com o nome do poeta alemão. As tomadas de posição pró-sérvias do poeta, romancista e dramaturgo austríaco valeram-lhe não ter sido considerado «digno» de receber o prémio literário mais prestigioso da Alemanha, o Heinrich Heine. Confessando-se «comovido pelo gesto» do grupo, Handke declinou o prémio. «Por favor, nada de prémios para mim - nem o original nem o alternativo», escreveu, numa carta em que declara o seu apoio à proposta do grupo de transferir o dinheiro para a população sérvia da província do Kosovo. (fonte: Diário Digital/ Lusa)

22.6.06

Conferência de Alexandre Soares Silva










Alexandre Soares Silva, bloguista brasileiro, cronista da Atlântico, escritor, vem à Casa Fernando Pessoa hoje, pelas 18h30, falar sobre 20 livros que foram importantes na sua vida. Um dos autores em destaque será Vladimir Nabokov: Soares Silva irá falar sobre o método de leitura de romances deste, baseado nas aulas que Nabokov deu em Cornell. Divulguem e apareçam!

Miguel Sousa Tavares editado na República Checa











O primeiro romance do escritor português Miguel Sousa Tavares, Equador, foi editado na Repúlica Checa, numa colecção empenhada em «unir as duas orlas do Atlântico». Equador é o terceiro título da colecção Transatlantika, depois de O Velho Gringo, do mexicano Carlos Fuentes e de Nocturno Chileno, de Roberto Bolaño. A mesma colecção irá publicar a seguir romances do argentino Júlio Cortazar, do cubano Reinaldo Arenas e do espanhol Enrique Vila-Matas. (fonte: Diário Digital)

21.6.06

Coleccionador Pierre Berès doa manuscrito de Stendhal












Na véspera de ser leiloado, foi doado ao Estado francês um manuscrito amplamente corrigido do romance A Cartuxa de Parma, de Stendhal. A doação do manuscrito, com um valor entre 700.000 e 900.000 euros, foi feita pelo seu proprietário, o livreiro e coleccionador Pierre Berès. O manuscrito de 1839 mostra as profundas alterações feitas pelo escritor Henri Beyle, que sempre assinou com o pseudónimo de Stendhal, por sugestão do seu amigo Honoré de Balzac, como iniciar o relato com a batalha de Waterloo, em Junho de 1815, e não com a chegada a Milão de Napoleão Bonaparte, em 1796.O ministro da Cultura Renaud Donnedieu de Vabres classificou a doação de Berès como um "gesto de grande generosidade que faz entrar nas colecções nacionais uma peça essencial da história da literatura e do romance do século XIX". (fonte: Público)

19.6.06

Convite









Clique sobre o convite para ler melhor.

Prémio









O escritor e tradutor Frederico Lourenço ganhou o prémio "promessa" atribuído pelo júri do Prémio Europa - David Mourão-Ferreira, destinado a galardoar uma obra recente das letras e artes lusófonas.

Óbito









Eduardo Pitta sobre Mário Ventura (1936-2006) no blogue Da Literatura.

14.6.06

Museu da Língua Portuguesa reconhecido pela Unesco









Apenas pouco mais de dois meses depois de ser inaugurado e atrair mais de 134 mil visitantes - média de dois mil por dia -, o Museu da Língua Portuguesa, da Secretaria de Estado da Cultura, recebeu em Brasília o diploma de reconhecimento na área de comunicação e informação entregue pela Unesco. O prémio faz parte das comemorações pelos 60 anos da fundação da Unesco, a organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura. (fonte: PublishNews)

Evocação de Eugénio pelas Artes










O primeiro aniversário da morte de Eugénio de Andrade foi assinalado ontem, em Matosinhos, com a inauguração de duas exposições: uma colectiva de escultura com obras expressamente encomendadas para o efeito a artistas como Ângelo de Sousa, Rui Anahory, José Rodrigues e Zulmiro de Carvalho e outra que reúne um conjunto de retratos do poeta produzidos entre 1953 e 2000 por Augusto Gomes, Júlio Pomar, Armando Alves, Fernando Lanhas, Lagoa Henriques, Júlio Resende e Artur Bual, entre outros pintores. O programa de evocação prossegue já depois de amanhã com um concerto do Grupo de Música Vocal Contemporânea. O mesmo inclui a estreia mundial de Litania, encomenda feita à compositora Clotilde Rosa, e também a interpretação de obras de Fernando Lopes-Graça (o ciclo As Mãos e os Frutos), Nuno Corte-Real (Os Frutos dos Anjos) e Jorge Peixinho: cujo Coração Habitado será apresentado pela primeira vez em Portugal.
(fonte: Público)

Nos vinte anos da morte de Borges









Em ano de efeméride, a Teorema faz renascer Jorge Luís Borges (1899-1986) através de dois livros biográficos: O Senhor Borges e Fotobiografia de Jorge Luís Borges. Ambas as obras são da autoria de Alejandro Vaccaro, estudioso que há mais de 30 anos se dedica à vida do escritor argentino e que fundou e preside à Associação Borgesiana de Buenos Aires. O Senhor Borges revela um Jorge Luís - ou um "Georgie" , como era conhecido pela família - íntimo e pessoal. Já Fotobiografia reúne cartas, imagens de capa de primeiras edições, manuscritos e fotografias, documentos até agora desconhecidos. As imagens são enquadradas por textos biográficos em que Vaccaro conduz o leitor pelo universo borgesiano. (fonte: JN)

12.6.06

Da beleza

















Zadie Smith. 30 anos. Três romances. E à terceira tentativa, finalmente o Prémio Orange destinado à ficção no feminino. Zadie Smith triunfou com o livro On Beauty.

Conto em língua inglesa sob observação

A Universidade de Lisboa vai acolher entre 21 e 25 de Junho um Congresso com características únicas, pelo lugar central que escritores de renome internacional nele ocupam - Views from the Edge: the Short Story Revisited. Além de proporcionar a oportunidade ímpar de um contacto directo com um vasto leque de autores oriundos de contextos culturais muito diversos, haverá debates sobre temas específicos, sessões de leitura e conferências. Entre os muitos autores presentes estarão Amiri Baraka, Katie Singer, Luísa Costa Gomes, Moira Crone, Gonçalo M. Tavares, Hanif Kureishi, João Aguiar, Onésimo Teotónio Almeida, Rui Zink e Teolinda Gersão. Mais informações aqui.

8.6.06

Lançamento

Lançamento do livro sala hipóstila (2ª edição) de José-Alberto Marques.

A 1ª edição publicou-se em 1973 e deu início à editora Assírio & Alvim. A 2ª edição, 33 anos depois, pertence à Triunvirato.

A sessão contará com a presença dos responsáveis das duas edições: respectivamente José Ribeiro e Leopoldino Serrão. A apresentação caberá ao poeta, ensaísta e crítico literário E. M. de Melo e Castro. Terão lugar leituras encenadas pelo autor, acompanhado à viola clássica pelo prof. José Horta.

Casa Fernando Pessoa, HOJE, às 18h30.

Magia








J.K. Rowling, autora dos livros infantis do feiticeiro Harry Potter, foi eleita a melhor escritor britânico viva, ultrapassando nomes como o prémio Nobel de Literatura Harold Pinter, Salman Rushdie e Martin Amis. Uma sondagem realizada pelo The Book Magazine, divulgada hoje, deu a Rowling o triplo de votos que o do segundo classificado, Terry Pratchett - outro escritor do género fantástico, autor da série Discworld.

Lista dos 10 melhores escritores britânicos vivos:
1. J.K. Rowling 2. Terry Pratchett 3. Ian McEwan 4. Salman Rushdie 5. Kazuo Ishiguro 6. Philip Pullman 7. Harold Pinter 8. Nick Hornby 9. AS Byatt 10. Jonathan Coe e John Le Carré.

(fonte: diário digital)

Críticos premeiam Fiama

O Prémio da Crítica 2005, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, foi atribuído ao livro Contos da Imagem, da poetisa Fiama Hasse Pais Brandão, anunciou hoje a organização. Além da poesia, a obra de Fiama estende-se aos domínios do teatro, ensaio, ficção e também da tradução. (fonte: diário digital)

McEwan ganha prémio James Tait Black Memorial









O prémio literário James Tait Black Memorial foi esta quarta-feira atribuído ao romance Saturday (Sábado, na tradução portuguesa) do escritor inglês Ian McEwan, noticiou a agência britânica PA. Com uma dotação de 10.000 libras (cerca de 15.000 euros), o James Tait Black Memorial é o mais antigo galardão literário do Reino Unido. É atribuído desde 1919 pela Universidade de Edimburgo, Escócia. (fonte: diário digital)

7.6.06

APE atribui o prémio de romance a Francisco José Viegas












A Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o Grande Prémio de Romance e Novela 2005 ao livro Longe de Manaus de Francisco José Viegas. Longe de Manaus é "o romance da solidão portuguesa, o retrato distante e desfocado de um país abandonado às suas memórias e ao seu desaparecimento." O mesmo prémio foi relativo a 2004 para Por Detrás da Magnólia de Vasco Graça Moura e a 2003 para Vermelho de Mafalda Ivo Cruz.

Editora francesa processa Google

O grupo editorial francês La Martinière está a processar o motor de pesquisa Google por este disponibilizar on-line e sem autorização excertos de cerca de 100 livros que publica. O grupo francês, proprietário da editora Le Seuil, acusa o Google de estar a violar os direitos de propriedade intelectual. O Google, através do serviço Google Search, a sua biblioteca digital, está a copiar milhões de livros, permitindo aos utilizadores o acesso a textos completos que caíram no domínio público e extractos dos que têm direitos de autor. Em França, o Google Search tem sido muito criticado e os defensores do francês acusam-no de reforçar o domínio do inglês. Os adeptos do projecto têm argumentado que os direitos de autor estão protegidos porque a maior parte dos textos que estão a ser digitalizados não é de autores vivos. (fonte: Público)

5.6.06

Medeia












A recriação poética da Tragédia de Eurípides na tradução de Sophia de Mello Breyner (Caminho) será apresentada na Casa Fernando Pessoa, hoje pelas 18h30, por Frederico Lourenço - autor do prefácio da mesma edição. A sessão contará igualmente com a presença da encenadora Fernanda Lapa e de parte do elenco da produção de Medeia actualmente e até 11 de Junho no Teatro Nacional D. Maria II.

4.6.06

Dueto
















Dueto, de Ana Mira e Jorge Gonçalves. Apresentado hoje na Casa Fernando Pessoa, integrado na programação do Alkantara festival.

Entrega do espólio de Natércia Freire
















Será assinado pelo Director da Biblioteca Nacional de Portugal, Dr. Jorge Couto e pelas filhas de Natércia Freire, Ana Lúcia Sena Lino e Isabel Corte-Real, no dia 6 de Junho, o protocolo de entrega do espólio literário da escritora à Biblioteca Nacional. A cerimónia realizar-se-á às 17h00, na Livraria da Biblioteca e contará com a presença da Dra. Maria Cavaco Silva. O espólio, cuja entrega agora se formaliza, foi objecto de um trabalho aprofundado de investigação, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e conduzido sob a égide da Biblioteca Nacional de Portugal, por Rui Ribeiro Santos e Sara Figueiredo Costa. Na Cerimónia, a evocação da autora e da sua obra ficará a cargo de Rui Ribeiro Santos, para falar sobre o conteúdo do espólio; de Jorge Reis Sá, das Quasi Edições a propósito da reedição de Infância de que Nasci; de António Valdemar, da Academia das Ciências, que evocará a dimensão jornalística da escritora; de Fernando Pinto do Amaral, que falará da sua obra poética e de Carmen Dolores que lerá também poesia de Natércia.

1.6.06

Hoje pelas 18h30










Apareça.

Portal da Literatura









Ainda em fase de lançamento mas já uma ferramenta bastante útil. Passa a integrar a coluna de Ligações do Mundo Pessoa.

Reencontrado
















Depois da publicação de clássicos como a Odisseia e a Ilíada, eis que os Livros Cotovia continuam com o lançamento de obras imprescindíveis e apresentam Paraíso Perdido de John Milton, parente épico de Homero e de Virgílio, traduzido em verso decassílabo, heróico e branco. Três séculos depois das primeiras traduções portuguesas deste clássico, a Cotovia apresenta uma edição bilingue, traduzida por Daniel Jonas, na qual cada verso inglês corresponde a um verso português.
John Milton nasceu em Londres, no ano de 1608. Cerca de 59 anos mais tarde, totalmente privado de visão, este autor deu a conhecer os dez livros que compõem Paradise Lost. As reacções por parte dos críticos não tardaram; hoje, é inquestionável o estatuto canónico de uma das obras máximas da literatura mundial.

Eduardo Lourenço, leitor de Fernando Pessoa















Foi assim.