24.5.06

Feiras do Livro convidam Angola

Menos stands e um país convidado, Angola: a 76.ª edição das feiras do Livro do Porto e de Lisboa abre hoje e amanhã, respectivamente, e fecham dias 11 e 13 de Junho. A escolha de Angola é uma novidade da feira que se quer alargar à lusofonia, e este é o primeiro país convidado porque o critério segue a ordem alfabética, disse em Lisboa António Baptista Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
Pelo quarto ano consecutivo, a feira do Porto (24 de Maio a 11 de Junho) homenageia um escritor portuense, cabendo este ano a vez ao romancista, poeta, dramaturgo e ensaísta Mário Cláudio, Prémio Pessoa em 2004.
A organização de parte do programa cultural da feira de Lisboa (25 de Maio a 13 de Junho) foi entregue ao director da Casa Fernando Pessoa (estrutura dependente da CML), Francisco José Viegas, que disse ontem que "não há muito a inventar" em relação ao modelo, que é "de transição". Referindo que a feira é um momento "essencial de encontro entre editores, autores e leitores", acrescentou que só em 2007 haverá alterações. (fonte: Público)