Casa Fernando Pessoa em Buenos Aires
Foi com a sala cheia que o Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (MALBA) recebeu ontem, 23, ao final da tarde, o director da Casa Fernando Pessoa, Francisco José Viegas para escutar a conferência intitulada «De Borges a Pessoa». Um extracto:
«Toda a mitologia do encontro entre Borges e Pessoa é apetecível. Ela poderia ter ocorrido, na verdade, nos anos vinte em Lisboa, quando um poderia ter passado pelo outro, enquanto Pessoa ou um dos seus heterónimos caminhava pelas ruas da cidade e Borges e a sua família saíam de um hotel, bem vestidos e em grupo, na altura em que aguardavam o navio que os transportaria para Buenos Aires, o que teria ocorrido em 1923. [...] Essa mitologia foi acrescentada com o texto que o próprio Borges escreveu para a abertura do catálogo de uma exposição parisiense sobre Fernando Pessoa, “poète pluriel”.»A conferência no MALBA, também patrocinada pela Embaixada de Portugal em Buenos Aires e pelo Instituto Camões, abriu uma série de iniciativas que assinalam mais um aniversário do nascimento do escritor argentino (a 24 de Agosto de 1899).
No dia anterior, Francisco José Viegas apresentou uma outra conferência sobre o panorama da literatura portuguesa entre 1974 e 2000, no Instituto Superior de Lenguas Vivas de Buenos Aires -- depois de ter estado presente no XI Foro Internacional por el Fomento del Libro y la Lectura, realizado na cidade de Resistencia, província argentina do Chaco, além de ter participado em sessões de leitura de poesia, juntamente com autores latino-americanos.
<< Home