21.8.06

Memórias de Saramago chegam em Novembro












O novo livro de Saramago, que a Caminho lança a 16 de Novembro, marca um regresso à infância do escritor que vive em Lanzarote. "É um livro de memórias de quando era pequeno. Esteve para se chamar O Livro das Tentações mas pareceu-me demasiado pretencioso." E continuou: "Sempre estive muito ligado à criança que fui e surpreendi-me com a quantidade de recordações que tinha daquela época. O livro fez-me sofrer um pouco. Mas no final também foi um alívio." Na nova obra, Saramago conta memórias familiares "que não são agradáveis", que o "tocaram negativamente", coisas "que uma criança não devia ter visto". Centrado no período de entre os 4 e os 15 anos, o livro tem 150 páginas ("não é literatura", disse). Saramago escreveu memórias de criança e não de adulto, adiantou ainda: "Senti-me uma criança ao escrevê-las. Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou." O jornalista [do El País] pergunta-lhe ainda se não é um homem optimista. Resposta: Como ser optimista quando se lê o jornal? O mundo é o lugar do inferno. (...) Não sou um pessimista, sou um optimista bem informado." (fonte: Público)