18.1.07

Ian McEwan descobre irmão aos 58 anos












O escritor inglês Ian McEwan «descobriu», aos 58 anos de idade, ter um irmão, mais velho do que ele, que a mãe «escondeu da sociedade» por ser fruto de uma ligação extra-conjugal. Relatado nos jornais ingleses, o caso, que o escritor terá encarado como mais uma demonstração de que a realidade pode ser mais «criativa» do que a ficção, remonta aos anos da segunda guerra mundial, quando, com o marido ausente na frente de combate, a então senhora Rose Wort se liga sentimentalmente a David McEwan. Nasce da relação um rapaz, Dave, que Rose, temendo a condenação social, coloca, através de uma anúncio num jornal, à guarda de um casal, Rose e Percy Sharp. O marido de Rose Wort morre no desembarque na Normandia e ela pode então casar-se com David McEwan. Dessa união nascerá Ian McEwan.
Dave, o filho da ligação extra-conjugal de Rose com David, só recentemente, por indicação do seu pai adoptivo, tomou conhecimento de que este e Rose Sharp não eram os seus pais biológicos.
Durante 20 anos, os dois irmãos viveram, sem saberem das respectivas existências, a pouco mais de 20 quilómetros de distância um do outro: Dave em Wallingford e Ian em Park Town, Oxford. A descoberta do irmão suscitou ao autor de Expiação este comentário: «Foi uma grande surpresa e um grande prazer. Ele é bem-vindo à nossa família, ele e toda a sua família. Tenho pena de não ter podido conhecer os seus pais adoptivos, que morreram entretanto». Por seu lado, Dave, um operário da construção civil, confessou a um jornal local nunca ter ouvido falar de Ian mas ter lido já, desde que o conheceu, todos os seus livros. (fonte: Diário Digital)