21.4.07

Dia Mundial do Livro na Hemeroteca












A pretexto do dia que se comemora na próxima 2ª feira, 23 de Abril, e no âmbito do projecto Lisboa, Cidade do Livro, a Hemeroteca Municipal de Lisboa desenvolve uma programação com propósitos mais ambiciosos que os de assinalar uma efeméride: consolidar a sua imagem de espaço de interacção cultural e social, espécie de cais de partida e chegada de todos os públicos que aspiram navegar o conhecimento.

ACTIVIDADES:

Oferta de livros – todos os utilizadores que no dia 23 de Abril frequentarem o serviço de leitura desta biblioteca serão brindados com um livro, à escolha, da colecção Actas & Colóquios da Hemeroteca.

Feira de Jornais e Revistas Antigos – onde poderão ser adquiridas colecções de periódicos antigos, a preços abaixo do mercado. Funcionará de 23 a 28 de Abril, entre as 10h00 e as 19h00, durante a semana, e entre as 13h00 e as 19h00, no sábado, no átrio da Hemeroteca, junto ao Serviço de Referência. Este projecto resulta de uma parceria com alguns alfarrabistas do Bairro Alto;

Debate: O futuro dos jornais?
– pretende-se com este debate fazer um ponto de situação sobre o futuro dos jornais no mercado português, numa época em que os jornais em linha ou digitais e as revistas electrónicas começam a concorrer com os suportes tradicionais. Com a presença de Joaquim Vieira (Presidente do Observatório de Imprensa) e de Rita Espanha (Membro da Comissão Executiva do OberCom – Observatório da Comunicação). O debate terá lugar na Sala do Espelho da Hemeroteca Municipal de Lisboa, dia 23 de Abril, às 19h15.

Passeio literário-jornalístico pelo Bairro Alto, Capital do Jornalismo Português – enquanto antiga capital do jornalismo português, sobretudo no século XIX e primeira metade do seguinte, o Bairro Alto há muito que esperava por um passeio destes, com visitas pelas antigas redacções dos jornais e revistas já extintos ou em funcionamento, como é o caso do jornal A Bola, intercaladas com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio terminará no repositório da memória jornalística nacional, a Hemeroteca Municipal de Lisboa. Será inaugurado simbolicamente no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de Maio, com inscrições prévias através do Serviço de Actividades Culturais e Educativas da Hemeroteca (t. 21 324 62 90 – e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt)

Etiquetas: