12.7.07

Revisitar o espólio da Casa












Todos os anos, pelo Verão, a Casa Fernando Pessoa revisita o seu espólio de pintura, fotografia, serigrafia e escultura para reorganizar os seus espaços interiores. Durante os meses de Julho e de Agosto, a programação normal de exposições de artes plásticas fica, assim, interrompida; o resultado, para todos nós, é comovente, uma vez que se trata de matéria própria, relacionada com Fernando Pessoa e a sua obra.
Para os que trabalham na Casa Fernando Pessoa, trata-se de cumprir um rito anual, escolhendo parte das peças que constituem a colecção que mantemos desde a abertura da Casa, há catorze anos, e que tem vindo a ser enriquecida com algumas contribuições amigas.
O espólio da Casa abriga peças de que nos orgulhamos. Muitas vezes, não por serem valiosas, mas por constituírem uma parte do património da Casa Fernando Pessoa, cuidado e mantido pelos que aqui trabalham. De certa maneira é uma exposição muito pessoal, muito familiar – o facto de a escolhermos para o Verão é também um sinal dessa familiaridade. Queremos que os visitantes da Casa, nestes meses de Julho e Agosto (e parte de Setembro) a sintam também como coisa sua.
Francisco José Viegas
12 de Julho de 2007

Etiquetas: