31.8.06

Museu da Língua Portuguesa passa a ter parceiro de Portugal









A primeira parceria internacional do Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em Março deste ano, foi assegurada na tarde de quarta-feira, dia 30. O secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, e o director do Museu Nacional da Imprensa da Cidade do Porto, Luis Humberto Marcos, assinaram um protocolo de intenções para viabilizar exposições, seminários, palestras e debates relacionados com a Língua Portuguesa e a Imprensa. A primeira acção, na verdade, já está em andamento. Trata-se da exposição sobre o escritor português José Saramago. A mostra consistirá em grandes imagens inspiradas nas obras do escritor. (fonte: SEC/ Governo de S. Paulo)

Anunciados os finalistas do Portugal Telecom 2006









Vencedor do Prémio Jabuti de melhor romance, por Cinzas do Norte, Miltom Hatoum está entre os dez finalistas do Prémio Portugal Telecom 2006, cuja lista foi divulgada anteontem. Concorrem também aos prémios de três melhores obras de criação literária de 2005 os livros O Antinarciso (Mário Sabino, Record), Cachorros do Céu (Wilson Bueno, Planeta), Duas Praças (Ricardo Lísias, editora Globo), A História dos Ossos (Alberto Martins, editora 34), Margem de Manobra (Cláudia Roquette Pinto, Aeroplano), O Mundo Inimigo (Luiz Ruffato, Record), Parte Alguma (Nelson Ascher, Cia. das Letras, na imagem), Quase uma Arte (Paula Glenadel, Cosacnaify) e A Vida Agarrada (Claudia Ahimsa, edição da autora). Os três primeiros classificados receberão, respectivamente, prémios de 100 mil, 35 mil e 15 mil reais. O júri final será composto por Antonio Carlos Secchin, Cristóvão Tezza, Luiz Costa Lima, Luzilá Gonçalves e Marcus Accioly. Os vencedores serão escolhidos no dia 26 de Novembro. (fonte: Folha de S. Paulo)

Günter Grass renuncia a prémio de 2.500 euros












O escritor alemão Günter Grass, Nobel da Literatura 1999, renunciou ao prémio Brücke 2006, atribuído pelas cidades fronteiriças de Goerlitz (Alemanha) e Zgorzelec (Polónia), depois das críticas sofridas por ter revelado que na juventude pertenceu às Waffen-SS nazis. A 1 de Março passado, o júri do prémio considerou que o escritor alemão, nascido em 1927 na cidade alemã de Danzig (a actual Gdansk polaca), merecia o galardão por ter conseguido nos seus romances ilustrar «a história da Alemanha e da Polónia com imagens literárias inolvidáveis». O prémio Brücke, no valor de 2.500 euros, é atribuído conjuntamente pelas cidades de Goerlitz e Zgorzelec, separadas desde 1945 pela fronteira germano-polaca traçada no rio Neisse. O galardão distingue desde 1993 personalidades que contribuíram, com as suas ideias, para o desenvolvimento democrático e ao entendimento entre os europeus. (fonte: Diário Digital)

30.8.06

Escritor egípcio Naguib Mahfouz morreu aos 94 anos


















O escrito egípcio Naguib Mahfouz, prémio Nobel da Literatura em 1988, morreu hoje num hospital público do Cairo. Mahfouz, de 94 anos, estava hospitalizado desde 16 de Julho. Nascido no Cairo a 11 de Dezembro de 1911, era considerado o intelectual mais célebre do seu país. Também apelidado de «Balzac do Egipto», fez ao longo da sua carreira experiências com a técnica narrativa e, em especial, com o monólogo e a literatura do absurdo, numa produção que inclui cerca de 40 novelas e colecções de contos, na maioria traduzidos em inglês e francês. Naguib Mahfouz foi também um escritor politicamente comprometido, tendo manifestado apoio incondicional ao tratado de paz entre o Egipto e Israel em 1978, o que lhe custou a inclusão nas listas negras de vários países árabes. (fonte: Diário Digital)

29.8.06

Eduardo Lourenço recebe em Badajoz Prémio Extremadura










O ensaísta Eduardo Lourenço vai receber a 6 de Setembro, na cidade de Badajoz, o Prémio Extremadura para a Criação, instituído pelo governo regional daquela Comunidade Autónoma espanhola, anunciaram hoje os promotores. O prémio, no valor de 42 mil euros, vai ser entregue numa cerimónia a realizar no Museu Extremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea (MEIAC), durante as celebrações do Dia da Extremadura. Eduardo Lourenço foi um dos distinguidos com o Prémio Extremadura a la Creación, na categoria de «Melhor trajectória literária de um autor Ibero-americano». O júri foi presidido pelo escritor e Prémio Nobel da Literatura José Saramago. (fonte: Diário Digital)

28.8.06

Peregrinação











Foi adicionada aos Tesouros da BN, a obra Peregrinaçam de Fernam Mendez Pinto. Trata-se da primeira edição deste livro de viagens do século XVI, um dos mais interessantes da literatura mundial descrito de forma autobiográfica e publicado vinte e um anos após a morte de Fernão Mendes Pinto, seu autor, que teve vida acidentada e nele dá a conhecer as suas aventuras nem sempre verídicas, nas longínquas paragens do Oriente em especial Meca, Ormuz, Índia, Birmânia, Cochinchina, Sião e até Japão.

Janeiro traz novo romance de Norman Mailer










O escritor norte-americano Norman Mailer, vencedor do Prémio Pulitzer com o livro The Executioner's Song (1979), anunciou o lançamento de um novo romance em Janeiro de 2007. A notícia foi divulgada ontem num comunicado da editora Random House, que adiantou o título da obra - The Castle in the Forest (numa tradução livre, O Castelo na Floresta) -, mas não o seu enredo. Autor de mais de trinta livros de ficção e ensaio, Norman Mailer não publicava uma novela há quase uma década. O Evangelho Segundo o Filho é ainda o seu último trabalho romanesco. (fonte: Público)

Diário de Casares sobre Borges em Outubro












A editora Destino lança em Outubro um diário inédito sobre Jorge Luis Borges (1899-1986), da autoria do também escritor Adolfo Bioy Casares, noticiou ontem o diário ABC. Nesta obra, que tem publicação simultânea em Espanha e em toda a América Latina, Casares (1914-1999) dá a conhecer cinco décadas de amizade e de cumplicidade literária entre ambos. O diário foi feito a partir dos muitos encontros que os dois escritores argentinos mantiveram entre 1947 e 1989. A editora garante que a obra, que se chamará Borges, apresenta uma série de episódios que permitirá ao leitor conhecer o escritor na intimidade, as suas opiniões literárias, o seu círculo de amigos e até as alterações culturais da época. Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares escreveram juntos várias obras, com destaque para a Antologia da Literatura Fantástica. (fonte: Público)

25.8.06

Revista Veja dedica página a Gonçalo M. Tavares









A revista brasileira Veja dedicou uma página da sua última edição ao romance de Gonçalo M. Tavares Jerusalém, descrevendo o autor como «grande revelação da literatura portuguesa». «Além de prolífico, Tavares é também um dos mais criativos escritores portugueses contemporâneos», afirma o crítico Moacyr Scliar, realçando que, desde o lançamento do primeiro livro, em 2001, Gonçalo M. Tavares já publicou mais de uma dezena de títulos. O romance Jerusalém, galardoado em 2005 com o Premio José Saramago, foi lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras. É o terceiro livro do autor publicado no Brasil. Gonçalo M. Tavares, 36 anos, já ganhou também o Prémio Ler/Millenium e o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. (fonte: Diário Digital)

Quem, hoje, lê ou relê Stefan Zweig?












«Existem esquecimentos imperdoáveis: leio o "The New York Review of Books" e encontro ensaio de Joan Acocella. Sobre Stefan Zweig. Quem? Precisamente. Zweig é hoje uma relíquia literária, própria de colecionadores. Injusto, claro. Nasceu em Viena, corria 1881. Faleceu em 1942, no exílio brasileiro, suicidando-se com a mulher em Petrópolis. Mas, para um autor abundantemente lido e respeitado na primeira metade do século 20, a pior morte foi a segunda. A pior morte é sempre a segunda. Quem, hoje, lê ou relê Zweig? (...)»

Leia o resto d'A dupla morte de Stefan Zweig por João Pereira Coutinho, em português do Brasil, na Folha Online. Link para O Mundo de Ontem (Assírio & Alvim)

Morreu o poeta indiano K. Ayyappa Panikkar









O poeta e académico indiano K. Ayyappa Panikar (na foto ao centro), considerado um dos principais autores em Malayalam, a língua falada no sul da Índia, morreu com 76 anos, vitima de doença pulmonar, anunciou esta quinta-feira a família. Antigo director do Instituto de Inglês da Universidade de Kerala, Ayyappa Panikar traduziu para Malayalam vários clássicos ingleses, entre os quais T.S. Elliot e William Shakespeare. O Malayalam, a principal língua do estado de Kerala, sul da Índia, é falado por mais de trinta milhões de pessoas. (fonte: Diário Digital)

24.8.06

Casa Fernando Pessoa em Buenos Aires










Foi com a sala cheia que o Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (MALBA) recebeu ontem, 23, ao final da tarde, o director da Casa Fernando Pessoa, Francisco José Viegas para escutar a conferência intitulada «De Borges a Pessoa». Um extracto:
«Toda a mitologia do encontro entre Borges e Pessoa é apetecível. Ela poderia ter ocorrido, na verdade, nos anos vinte em Lisboa, quando um poderia ter passado pelo outro, enquanto Pessoa ou um dos seus heterónimos caminhava pelas ruas da cidade e Borges e a sua família saíam de um hotel, bem vestidos e em grupo, na altura em que aguardavam o navio que os transportaria para Buenos Aires, o que teria ocorrido em 1923. [...] Essa mitologia foi acrescentada com o texto que o próprio Borges escreveu para a abertura do catálogo de uma exposição parisiense sobre Fernando Pessoa, “poète pluriel”.»
A conferência no MALBA, também patrocinada pela Embaixada de Portugal em Buenos Aires e pelo Instituto Camões, abriu uma série de iniciativas que assinalam mais um aniversário do nascimento do escritor argentino (a 24 de Agosto de 1899).
No dia anterior, Francisco José Viegas apresentou uma outra conferência sobre o panorama da literatura portuguesa entre 1974 e 2000, no Instituto Superior de Lenguas Vivas de Buenos Aires -- depois de ter estado presente no XI Foro Internacional por el Fomento del Libro y la Lectura, realizado na cidade de Resistencia, província argentina do Chaco, além de ter participado em sessões de leitura de poesia, juntamente com autores latino-americanos.

Stephen King e Al Gore entre os candidatos a prémio literário













Os escritores E. L. Doctorow, Stephen King e o antigo vice-presidente americano Al Gore estão entre os candidatos ao prémio The Quills, que se propõe distinguir a literatura ao estilo dos Óscares. Com The March, uma obra sobre a guerra civil, Doctorow é o nome mais sonante na categoria de Ficção, enquanto Gore foi nomeado para a categoria História/Actualidade/Política pelo seu livro ambientalista An Inconvenient Truth. Também é candidato, por exemplo, um homem que fez fortuna a escrever sobre o seu cão (John Grogan, com Marley and Me, o best-seller do ano nos EUA). Stephen King foi nomeado para a categoria Ficção Científica/Fantasia/Horror, com o thriller Cell, sobre um vírus que se espalha pelos telemóveis. Esta é a segunda edição do prémio, que sonha competir com os americanos National Book Awards e Pulitzer, e com o britânico Booker Prize. Os nomeados do The Quills foram escolhidos por 6000 livreiros e livrarias dos EUA e têm de estar publicados em inglês. Os vencedores serão conhecidos a 10 de Outubro. Em 2005, J. K. Rowling ganhou o prémio de livro do ano e melhor obra para crianças com Harry Potter e o Príncipe Misterioso, enquanto Bob Dylan ganhou na categoria Biografia/Memórias com Chronicles: Volume One. (fonte: Público)

Livro de contos de Teresa Veiga editado no Brasil











O livro de contos de Teresa Veiga As Enganadas foi lançado no Brasil pela editora 7Letras, com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), anunciou quarta-feiras a editora portuguesa da autora, a Cotovia. Teresa Veiga, nascida em 1945, é o pseudónimo de uma das vozes mais enigmáticas da moderna literatura portuguesa, e em particular do conto, género que lhe valeu em 1992 o Prémio de Ficção do Pen Clube e o Grande Prémio Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores. A biografia da autora refere apenas que Teresa Veiga «licenciou-se em Direito em 1968 e em Românicas em 1980, tendo exercido a actividade de Conservadora do Registo Civil entre 1975 e 1983». (fonte: Diário Digital)

23.8.06

Festival Rainer Maria Rilke












A terceira edição do Festival Rainer Maria Rilke que decorreu este ano em Sierre, Suíça, entre 18 e 20 de Agosto, recolheu a participação de mais de cinco mil pessoas. A edição 2006 teve por tema as amizades russas do poeta - assunto que preenche as páginas de Correspondência a Três - Rilke/ Pasternak/ Tsvetaieva que a Assírio & Alvim editou há poucos meses (ler recensão de Eduardo Pitta no blogue Da Literatura). A presença de personalidades do meio literário internacional também explica o interesse verificado no restante público. O filho de Boris Pasternak deslocou-se de propósito de Moscovo para a ocasião. As interpretações musicais da russa Elena Frolova conheceram entusiástica recepção. A quarta edição do Festival Rainer Maria Rilke terá lugar em 2009. (fonte: Lire)

Novo livro de Allende editado em Setembro












Isabel Allende, a escritora latino-americana mais lida em todo o mundo, apresentou em Santiago do Chile o seu novo livro. Em Inés da Minha Alma, a escritora e jornalista recua ao século XVI para dar a conhecer a vida de uma costureira que parte à procura do marido e acaba por encontrar, noutro homem, um amor duradouro. Companheira de muitos anos de Pedro de Valdivia na conquista do Chile, onde morreu em 1580, Inés Suárez foi uma das mulheres mais poderosas e influentes do início do período colonial espanhol. O livro é lançado no mercado português a 6 de Setembro. A autora, que desde 1987 vive na Califórnia, regressou àquela que diz ser a sua "pátria sentimental" para apresentar o mais recente trabalho. Numa sessão de autógrafos que decorreu num centro comercial da capital chilena, Allende reconheceu que leva uma vida "muito peculiar", com o objectivo de concentrar-se para escrever os seus romances."Passo metade do ano escondida numa casinha, onde escrevo e não vejo ninguém, e na outra metade começo a promoção dos meus livros", referiu a escritora. (fonte: JN)

22.8.06

Coleridge iluminado












Um valioso espólio na posse de descendentes de Samuel Taylor Coleridge (1772-1834) - um dos poetas de maior relevo do Romantismo inglês - acaba de ser adquirido pela British Library. A importância deste arquivo diz não apenas respeito à figura do poeta, como também às de alguns seus familiares que ocuparam cargos da mais alta relevância social. Diários e notas de tribunal correspondendo a três gerações sucessivas de juízes da família Coleridge, presentes em importantes julgamentos ocorridos na história do país, são documentos de enorme interesse para historiadores do período Vitoriano (1837-1901). O espólio inclui ainda centenas de cartas de gente ilustre como o poeta Matthew Arnold, o primeiro-ministro William Gladstone, o cardeal Newman e o arquitecto AW Pugin. (fonte: The Independent)

Escritor José Miguel Varas vence Prémio Nacional do Chile











O jornalista e escritor José Miguel Varas venceu o Prémio Nacional de Literatura do Chile. O vencedor foi escolhido pelos jurados em menos de trinta minutos, no que é considerado a mais rápida atribuição deste galardão, criado em 1941. O júri escolheu José Miguel Varas por unanimidade, que assim se impôs aos outros 18 candidatos. O prémio é dotado do valor pecuniário de 24.074 dólares (18.648 euros) e uma pensão vitalícia de mil dólares (775 euros). Nascido na capital chilena, José Miguel Varas já escreveu romances, contos e biografias, para além de crónicas jornalísticas. (fonte: Diário Digital)

Morreu o escritor israelita Yizhar Smilansky












O maior escritor israelita da geração de 1948, Yizhar Smilansky, autor de narrativas célebres em Israel sobre a guerra da independência, faleceu hoje aos 89 anos, anunciou a família. Nascido a 27 de Setembro de 1916 em Rejovot, colónia agrícola israelita, Yizhar Smilansky centrou a acção dos seus livros - Comboio da Noite, Hirbet Hiza e O Prisioneiro - em pleno combate da primeira guerra israelo-árabe. Publicadas entre 1948 e 1950 num registo sem concessões que revelou a face sombria da guerra, as obras fizeram escândalo na época e desencadearam violentos debates. Yizhar Smilansky foi ainda deputado trabalhista no parlamento israelita e professor de literatura na universidade hebraica de Jerusalém. (fonte: Diário Digital)

Integral










Esta nova edição, revista e integral, de Pode um Desejo Imenso, incorpora O Curso das Estrelas e À Beira do Mundo, títulos que deixarão de ser comercializados individualmente, e apresenta pela primeira vez o romance completo, num só volume, tal como foi idealizado por Frederico Lourenço. A versão original de Pode um Desejo Imenso ganhou o Prémio PEN para a primeira obra (2002) e foi reeditada quatro vezes. Agora, em 2006, o autor recebeu, por unanimidade do júri presidido por Eduardo Lourenço, o Prémio Europa / David Mourão-Ferreira, numa iniciativa conjunta da Universidade de Bari, do Instituto Camões e da Fundação Gulbenkian. Este prémio consiste na tradução para italiano e para outras três línguas europeias da actual edição de Pode um Desejo Imenso.

21.8.06

Memórias de Saramago chegam em Novembro












O novo livro de Saramago, que a Caminho lança a 16 de Novembro, marca um regresso à infância do escritor que vive em Lanzarote. "É um livro de memórias de quando era pequeno. Esteve para se chamar O Livro das Tentações mas pareceu-me demasiado pretencioso." E continuou: "Sempre estive muito ligado à criança que fui e surpreendi-me com a quantidade de recordações que tinha daquela época. O livro fez-me sofrer um pouco. Mas no final também foi um alívio." Na nova obra, Saramago conta memórias familiares "que não são agradáveis", que o "tocaram negativamente", coisas "que uma criança não devia ter visto". Centrado no período de entre os 4 e os 15 anos, o livro tem 150 páginas ("não é literatura", disse). Saramago escreveu memórias de criança e não de adulto, adiantou ainda: "Senti-me uma criança ao escrevê-las. Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou." O jornalista [do El País] pergunta-lhe ainda se não é um homem optimista. Resposta: Como ser optimista quando se lê o jornal? O mundo é o lugar do inferno. (...) Não sou um pessimista, sou um optimista bem informado." (fonte: Público)

18.8.06

Final feliz













A autobiografia de Günter Grass ficou praticamente esgotada um dia depois de ter chegado às livrarias, anunciou hoje a editora Steidl. Cerca de 130 mil dos 150 mil exemplares postos à venda quarta-feira na Alemanha, Áustria e Suíça já foram vendidos, precisou a porta-voz da editora, Cláudia Glenewinkel. O livro, intitulado Beim Häuten der Zwiebel, Ao Descascar a Cebola, só devia sair dia 1 de Setembro, mas por causa do escândalo suscitado pela revelações do passado de Günter Grass, a editora decidiu antecipar o lançamento. (fonte: Diário Digital)

17.8.06

Viúva de Borges acusada de impedir reedição de obras completas












A viúva do escritor Jorge Luis Borges (1899-1986), María Kodama, foi acusada pelo semanário francês Le Nouvel Observateur (NO) de impedir a reedição das obras completas do autor argentino. Lançada na prestigiada colecção Pléiade, da editora Gallimard, em 1993 e 1999, e esgotada rapidamente, a única edição comentada que existe no mundo, segundo o semanário francês, tinha relançamento previsto em dois volumes. O proprietário Antoine Gallimard diz que a editora perdeu assim um milhão de euros. Segundo o NO esta edição crítica nasceu de encontros em Genebra, onde o escritor morreu, entre o amigo Jean-Pierre Bernés e Borges: entre 4 de Janeiro e 4 de Junho de 1986 os dois viam-se quase diariamente para modificar textos originais, rever traduções, acrescentar notas. Entretanto, termina hoje em Buenos Aires a Semana Borges, um programa que homenageia o escritor quando se celebra o 20.º aniversário da sua morte. (fonte: Público)

Fundação Nobel não retira prémio a Günter Grass

A Fundação Nobel descartou a possibilidade de retirar o Prémio de Literatura atribuído em 1999 ao escritor alemão Günter Grass, motivada pelas suas recentes declarações admitindo ter pertencido na juventude à elite da tropa nazi. "As decisões dos prémios são irreversíveis. Nunca um prémio foi retirado", disse o presidente da Fundação Nobel, Michael Sohlman. Sohlman lembrou que este tipo de pressão já aconteceu anteriormente em casos como o da atribuição do Nobel da Paz, em 1994, ao presidente da OLP, Yasser Arafat, e aos políticos israelitas Shimon Peres e Yitzhak Rabin. A polémica causada na Alemanha pela revelação foi tanta que se chegou a pensar retirar outras distinções concedidas a Grass, inclusive o título de Cidadão Honorário de Gdansk: antiga Danzig, sua cidade natal. (fonte: Folha Online)

Entretanto...

A editora Steidl anunciou esta quarta-feira que vai colocar imediatamente à venda na Alemanha, antes da prevista data de 1 de Setembro, a autobiografia de Günter Grass, depois da polémica suscitada pela sua confissão de ter pertencido às Waffen-SS. (fonte: Diário Digital)

16.8.06

A lista do Booker 2006














Quem chega a qualquer lista do Booker Prize, mesmo que à longa, mesmo que no final não venha a triunfar, pode considerar-se um vencedor. O Man Booker Prize de ficção é unanimemente reconhecido como sendo o mais importante prémio literário do mundo e o anúncio das suas listas - longa e depois curta - coloca os autores no "mapa literário" com as consequências que daí advêm em termos de vendas e de revisão dos seus vínculos às editoras. O "mapa" deste ano recebe nomes que já lá estavam e alguns não mais desconhecidos. A lista inclui:

Peter Carey, Theft: A Love Story (Faber & Faber); Kiran Desai, The Inheritance of Loss (Hamish Hamilton); Robert Edric, Gathering the Water (Doubleday); Nadine Gordimer, Get a Life (Bloomsbury); Kate Grenville, The Secret River (Canongate); M. J. Hyland, Carry Me Down (Canongate); Howard Jacobson, Kalooki Nights (Jonathan Cape); James Lasdun, Seven Lies (Jonathan Cape); Mary Lawson, The Other Side of the Bridge (Chatto & Windus); Jon McGregor, So Many Ways to Begin (Bloomsbury); Hisham Matar, In the Country of Men (Viking); Claire Messud, The Emperor’s Children (Picador); David Mitchell, Black Swan Green (Sceptre); Naeem Murr, The Perfect Man (William Heinemann); Andrew O’Hagan, Be Near Me (Faber & Faber); James Robertson, The Testament of Gideon Mack (Hamish Hamilton); Edward St Aubyn, Mother’s Milk (Picador); Barry Unsworth, The Ruby in her Navel (Hamish Hamilton) e Sarah Waters, The Night Watch (Virago)

A lista curta surgirá a 14 de Setembro e o prémio será anunciado a 10 de Outubro.

Mais notícias do Booker 2006 aqui e aqui. (na imagem John Banville, o vencedor do ano passado com O Mar)

14.8.06

Confissão de Günter Grass divide alemães













O Nobel da Literatura "não seria concedido a alguém que se soubesse que na juventude pertenceu às SS e que escondeu isso durante muito tempo", declarou o crítico literário Hellmuth Karasek, depois de Grass ter revelado ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung que, quando tinha 17 anos, esteve nas SS, embora não tenha disparado um único tiro - antecipando assim uma revelação que surge na sua autobiogafia, a lançar em Setembro. A confissão está a dividir os alemães. Alguns consideram que, mesmo tarde (Grass tem 78 anos), o importante é que a tenha feito. Mas outros não perdoam ao escritor que durante toda a vida, e em toda a sua obra, obrigou o país a olhar para o passado nazi e a assumir as suas responsabilidades. (fonte: Público)

11.8.06

Outras histórias












A Presença edita este mês o décimo terceiro volume da colecção Obras de Fiódor Dostoiévski que reúne contos e novelas a partir de quatro obras escritas ou publicadas entre os anos de 1848 e 1849. São elas O Ladrão Honesto, Uma Festa com Árvore de Natal e Um Casamento, O Pequeno Herói e Nétotchka Nezvánova. Esta colectânea espelha com nitidez o conhecimento profundo que o escritor tem da alma humana e a sensibilidade ímpar com que retrata as suas variadas expressões e idiossincrasias.

Prémio Vergílio Ferreira para Júlio Conrado












A Câmara de Gouveia atribuiu esta quinta-feira o prémio Vergílio Ferreira ao romance inédito Estação Ardente de Júlio Conrado, anunciou o respectivo júri. A obra foi escrita sob o pseudónimo de Cândido Amado. O prémio no valor de 5.000 euros e a garantia de edição da obra seleccionada pelo júri serão entregues a 1 de Março de 2007, data em que se assinala o falecimento do escritor Vergílio Ferreira. Júlio Conrado nasceu em Olhão, em 1936, e há muito que vive no concelho de Cascais. Conrado faz parte das principais organizações portuguesas de escritores e tem participado em diversos congressos nacionais e internacionais. (fonte: Diário Digital)

10.8.06

Anish Kapoor e Salman Rushdie criam obra conjunta










Dois artistas anglo-indianos, o escritor Salmon Rushdie e o escultor Anish Kapoor estão a colaborar na criação de uma obra que será apresentada em breve na galeria Lisson, de Londres, disse Rushdie ao The Independent. A obra consiste em dois cubos de bronze unidos por cera vermelha, nos quais estará escrito o conto Relações Consanguíneas ou uma Interrogação das Mil e uma Noites. "Respondi com força à sensualidade das formas de Amish e à sua capacidade de manter o lirismo mesmo trabalhando numa escala monumental", disse Rushdie. A última colaboração artística do escritor com outro artista foi com a banda U2, que baseou o texto da sua canção The ground beneath her feet, de 2002, no romance homónimo de Rushdie. (fonte: UOL)

O livro morreu? Viva o livro!

Paulo Roberto Pires assina página no mínimo sobre a reflexão que teve lugar este ano nos Stanford Publishing Courses. O tema andou também à volta do futuro do livro.

Começa assim: Éramos 148 editores de livros e revistas. Vindos de 32 países, de Ruanda à Suécia, isolamo-nos por onze dias no campus da Stanford University para, de longe, tentar enxergar melhor os desafios de nossos mundos. “Desafio”, aqui, não é figura de linguagem: de que serve o papel impresso num mundo atolado até o pescoço de informação, entretenimento e estímulos bem mais reluzentes do que a página de livro, revista e jornal?

9.8.06

Alerta












«A Abebooks é um site onde convergem alfarrabistas e antiquários do mundo inteiro. Infelizmente, Portugal, Brasil e consequentemente livros em língua portuguesa ainda mal começaram a beneficiar do seu potencial. É que não se trata de um destino reservado à elite dos bibliófilos endinheirados em busca de edições raras, autografadas e/ ou colecionáveis de tais ou quais obras. Embora quem as procure possa, neste grande shopping center virtual de livros, encontrar, digamos, alguma primeira edição de Kafka ou Flaubert e, quem sabe, com perseverança, até de Cervantes (a preços, é claro, na casa dos milhares de dólares), a sua principal função, a uma escala planetária, é a de qualquer outro alfarrabista: revender livros usados.» (Nelson Ascher na Folha de S. Paulo)

Hatoum vence Jabuti de melhor romance












A Câmara Brasileira do Livro divulgou ontem a lista dos vencedores nas 19 categorias da 48ª edição do prémio Jabuti. A entrega dos troféus e o anúncio dos vencedores do Livro do Ano em ficção e não-ficção têm lugar no dia 13 de Setembro. Neste ano foram inscritos 2.074 livros. O vencedor na categoria de melhor romance foi Cinzas do Norte, terceiro livro do amazonense Milton Hatoum, autor de Relato de Um Certo Oriente e Dois Irmãos, livros também vencedores do prémio Jabuti. Entre os vencedores está ainda Um Garoto Chamado Rorbeto (Cosac Naify), do cantor Gabriel O Pensador, escolhido como melhor livro infantil. Na biografia triunfou Carmen - Uma Biografia, de Ruy Castro (Companhia das Letras). Vestígios, de Affonso Romano de Sant'anna (Rocco) ganhou o Jabuti de melhor livro de poesia. O Jabuti foi fundado em 1958, por Edgard Cavalheiro, e é o mais tradicional e importante prémio concedido ao mercado editorial do Brasil. Lista completa dos premiados deste ano aqui. (fonte: Folha Online)

8.8.06

Uma boa ideia












A maior cadeia de cafetarias dos Estados Unidos, a Starbucks, depois de dar início à venda de edições especiais de CD's nos seus estabelecimentos, vai agora entrar no mercado do comércio de livros, apostando em alguns títulos e promovendo sessões de autógrafos ou a exibição de conversas com os autores registadas em vídeo. Deste modo, um momento tão efémero como o pequeno-almoço (mas nem só desta "refeição" vive a Starbucks...) que se toma sem tempo e, por vezes, de qualquer jeito, pode tornar-se uma experiência mais enriquecedora. Para os americanos.
(fonte: Los Angeles Times)

7.8.06

Poetas portugueses em publicação espanhola

Poema Poema - Antologia de la Poesia Portuguesa Actual é o título de uma edição bilingue da responsabilidade de Uberto Stabile, poeta e editor da Punta Umbria, Huelva. Ana de Sousa, Fernando Cabrita, Fernando Esteves Pinto, Francisco José Viegas, João Bentes, José Agostinho Baptista, José Mário Silva, Luís Ene, Pedro Afonso, Rui Costa, Sandra Costa e Teresa Rita Lopes são alguns dos autores reunidos num volume de 212 páginas que corresponde ao nº 12 da revista Aullido. A tradução esteve a cargo de Eva Lacasta Alegre. (fonte: Actual/ Expresso)

4.8.06

Simplesmente os melhores












A Penguin Classics resolveu assinalar o sexagésimo aniversário com uma colecção dos seus "Melhores" cinco títulos distribuídos por vinte categorias: dos melhores livros sobre sexo, adultério, decadência, loucura, subversão, acção ou viagens, às melhores ficções causadoras de gargalhadas, lágrimas ou arrepios. Os autores representados vão de Homero a Evelyn Waugh, de Lewis Carroll a Anais Nin, de J. K. Huysmans a Philip K. Dick. A melhor selecção - tendo em conta o catálogo da Penguin -, representativa da mais variada escolha a preços ainda mais simpáticos, embora tão discutível como qualquer outra. É o caso. (fonte: TimesOnline)

Lista completa aqui. Encomendas aqui.

3.8.06

HarperCollins aumenta a presença na Internet












A editora HarperCollins passa a dispor a partir de hoje de um programa designado por Browse Inside que permite ler excertos dos livros em catálogo, quer através do site da editora quer nos sites dos vários autores da casa. De momento encontram-se disponíveis para consulta as três primeiras páginas de grande parte dos capítulos de 135 títulos de 10 escritores incluindo Michael Crichton, Lisa Scottoline, Bernard Cornwell e Paulo Coelho. A HarperCollins tem sido das editoras mais ágeis na utilização do marketing via Internet e o ano passado fez anunciar que irá digitalizar todos os seus livros. Até agora diz ter já digitalizado cerca de 10 mil títulos e tem planos para logo que possível fazer usar o mesmo processo nos restantes 15 mil. Todos os futuros lançamentos da HarperCollins já terão sido digitalizados também. Tal como o que acontece com o programa Search Inside! da Amazon ou com o Book Search Program do Google, o objectivo é o de proporcionar uma experiência idêntica à de ir a uma livraria e folhear os livros que nos interessam. (fonte: The New York Times)

2.8.06

Vargas Llosa estreia-se no palco












O escritor peruano Mario Vargas Llosa estreia-se amanhã como actor no palco do Teatro Romano de Mérida, em Espanha. Vargas Llosa é um dos intérpretes da peça Odiseo y Penélope, de sua autoria, que pode ser vista até ao próximo domingo no âmbito da 52.ª edição do Festival do Teatro Clássico de Mérida. A peça é uma versão moderna da Odisseia, de Homero. O espectáculo foi concebido para dois personagens - Ulisses e Penélope -, que se desdobram em vários papéis, com mudanças de identidades paralelas perfeitamente integradas na cultura da Grécia Clássica. A contracenar com o escritor estará a actriz italiana Aitana Sánchez-Gijón. Odiseo y Penélope é uma história pagã, que acontece antes da História, no tempo dos mitos, quando os deuses, adoptando formas humanas, desciam à terra e se entrepunham entre os homens e as mulheres para interferirem nos seus assuntos. (fonte: JN)

Faltam 7 dias para a FLIP 2006








A FLIP (Festa Internacional do Livro de Parati) decorrerá entre 9 e 13 de Agosto nesta cidade histórica situada a cerca de 4 horas de carro do Rio ou de São Paulo. Tornou-se, a par de Hay-on-Wye, Adelaide, Harbourfront de Toronto, Festival de Berlim, Edimburgo e Mantua num dos festivais literários de referência. A cada edição a FLIP homenageia um expoente das letras brasileiras. O poeta e compositor Vinicius de Moraes (1917-1980) em 2003. O escritor João Guimarães Rosa (1908-1967) no ano seguinte. Em 2005 foi a vez da romancista Clarice Lispector (1920-1977). Este ano a FLIP presta homenagem ao escritor baiano Jorge Amado (1912-2001). A lista de autores confirmados volta a ser extensa e heterogénea e inclui nomes como Ali Smith, André Sant'Anna, Christopher Hitchens, Edmund White, Ferreira Gullar, Jonathan Safran Foer, o português Mário de Carvalho, Olivier Rolin, Tariq Ali e Toni Morrison.

1.8.06

15 autores portugueses nas listas do Plano Nacional de Leitura

Entre os 33 livros recomendados para o Português do 6º ano, distribuído por três níveis, há 15 autores nacionais, alguns repetidos como Sophia ou Manuel António Pina. Aqui ficam os nomes: Sophia de Melo Breyner Andresen, Catarina Fonseca, Álvaro Magalhães, Maria Alberta Menéres, Manuel António Pina, Alves Redol, Miguel Sousa Tavares, António Torrado, Vergílio Alberto Vieira, Isabel Alçada e outro, António Mota, Luísa Ducla Soares, Teresa Rita Lopes, Frederico Lourenço e Inês Pedrosa. As listas foram elaboradas a partir de um inquérito às bibliotecas, que indicaram os títulos mais requisitados e lidos na sala de aula entre o 1º e 6º anos. O material foi entregue a especialistas, psicólogos, professores e bibliotecários. A responsabilidade final é da comissão. (fonte: Público)

Mais informação sobre o Plano Nacional de Leitura.

Filmagens de Brick Lane em Londres geram polémica entre escritores










Domingo passado, várias dezenas de membros de Brick Lane, uma rua de Londres conhecida pelos restaurantes asiáticos e onde vive parte da comunidade oriunda do Bangladesh, saíram de casa para protestar contra a rodagem do filme baseado no livro de Monica Ali Sete Mares e Treze Rios (Brick Lane no original), que, dizem, os retrata como simples e ignorantes. O romance de Ali, de 2003, é sobre uma mulher do Bangladesh que vai viver para o Reino Unido, numa comunidade de emigrantes, e que aceita um casamento arranjado. Na semana passada, a Ruby Films, que está a transformar este romance aclamado pela crítica em filme, desistiu de gravar cenas em Brick Lane depois de ter sido avisada pela polícia de possíveis protestos. A PEN, organização de defesa da liberdade de expressão dos escritores em todo o mundo, está preocupada com o facto de os meios de comunicação estarem a transformar a questão numa luta entre os que defendem o direito à opinião e uma "minoria preparada para a batalha". Mas foi isso que transpareceu na guerra de palavras entre Salman Rushdie, autor de Versículos Satânicos, e Germaine Greer, a escritora feminista e académica australiana que escreveu A Mulher Total. Os dois escritores tomaram o partido de lados opostos na disputa pelo filme. Na semana passada, Greer escreveu no Guardian que "a comunidade tem o direito moral de afastar a equipa de filmagens", embora tenha acrescentado: "Mas depois não podem reclamar se outro lugar qualquer for usado para ser apresentado ao mundo como Brick Lane." Rushdie, respondendo através de uma carta publicada no sábado no mesmo jornal, chamou ao artigo de Greer "balelas pró-censura". "O seu apoio ao ataque ao filme é filistino e vergonhoso", escreveu. O escritor atacou ainda Greer por esta, alegadamente, se ter recusado a apoiá-lo em 1989, quando o líder iraniano lhe lançou a fatwa, a sentença de morte. (fonte: Público/ Reuters)